sexta-feira, 26 de junho de 2009

ROSAS


"Volto ao jardim, com a certeza que devo chorar, pois bem sei que não queres voltar para mim.
Queixo-me às rosas, mas que bobagem, as rosas não falam, simplesmente as rosas exalam, o
perfume que roubam de ti..."
Cartola, compositor carioca






A principal vantagem de plantar roseiras no jardim, é a possibilidade de ter flores e levar o perfume delas para dentro de nossa casa durante praticamente o ano todo.
Eu faço parte das pessoas previlegiadas em enfeitar a casa com as roseiras do próprio jardim, vale muito a pena!
E como rainha das flores, ela exige cuidados especiais, e é nessa época do ano que acontecem as podas e plantio.
A roseira pode ser plantada em vaso, na sacada do partamento, desde que receba sol.

Fonte: Revista Natureza - Ed. 160




CLIMA
As variedades que estão adaptadas ao clima do Brasil
podem ser plantadas em qualquer lugar do País.







LUMINOSIDADE
Devem ser plantadas em locais ensolarados,
onde recebam pelo menos sete horas diárias de sol.







PLANTIO
A melhor época para plantar as mudas são os meses
mais frios do ano.







SOLO
As rosas adaptam-se a qualquer tipo de solo,
porém preferem terra argilosa.







REGAS
Mantenha as roseiras bem irrigadas, com o cuidado
de evitar o encharcamento do solo.







ADUBAÇÃO
Prefira adubar depois da floração, revolvendo a terra
em volta da roseira com uma mistura de cerca de
200 a 300 gramas de farinha de osso e
20 quilos de esterco bem curtido, por m²
de canteiro.
Depois regue com generosidade.







PODAS
A partir de 23 de junho, quando os dias ficam mais curtos
e as noites mais longas.
(Eu podo as minhas entre dias 23 a 29 de junho)
A pode começa retirando-se galhos secos, fracos ou mal formados.
Em seguida, pode todos os ramos mantendo-os a uma altura de
20 a 25 centímetros do solo.
Corte sempre 1 cm acima de uma gema, para incentivar
as brotações, e sempre na diagonal.








2 comentários:

  1. eu adro plantas as suas rosas estao lindas eu comecei plantar rosas e estou adorando

    ResponderExcluir
  2. Olá Mara!

    São a rainha das flores! Adoro!
    Logo vem a poda delas, em junho.
    Conheça um Blog onde se vê muitas rosas, é o
    "casa dulce hogar", da Maria Cecilia, lá você vê rosas de muitas espécies, maravilhosas.

    Beijos

    ResponderExcluir